Olá Trilheira/o!
Todos nós, é só explorar que você vai descobrir algum, contudo nem sempre sabemos aproveitá-los em alta performance, ou mesmo a nosso favor, não é mesmo?
Muitas vezes nossos dons e talentos são muito distintos da ocupação profissional em que estamos trabalhando.
Ou ainda, quando ligados ao ramo de atuação, o medo de explorá-los profundamente acaba bloqueando a criatividade, etapa fundamental para a materialização, sucesso, prosperidade e abundância.
É fato que nascemos com muitos dons e talentos. #mindsetprogressivo
Cuidado com as crenças
Cabe ressaltar que o bloqueio da criatividade costuma se estabelecer muito cedo, ainda na fase da infância, diante de tantos “nãos” recebidos, estabelecendo-se as crenças que te prendem e bloqueiam.
Funciona mais ou menos assim: nossas memórias, armazenadas no sistema límbico e também no cérebro reptiliano, acabam nos dizendo, “não tente”, não vai dar certo”, “isso não é para você”, “você não pode”, “você não consegue”, “é perigoso”, “…”.
Hoje mais do que nunca explorar a criatividade deixa de ser um diferencial e passa a ser item de sobrevivência.
Está na hora de se soltar, mandar o medo de errar e o medo das críticas ir pastar e viver intensamente o seu poder criativo.
E se você pudesse cocriar o que desejas? Você pode!
Já falamos que o processo criativo se dá em 4 etapas né?!
Atenção aqui Brasil!
Se você compreender e praticar essas etapas, você aumentará seu potencial de materialização (realizar, concretizar, criar, alcançar).
Chocada!
Choca não. Aqui na Trilha do Ser lutamos pelo teu empoderamento.
A partir do momento que você passar a conhecer (estudar/aprender), praticar e ser totalmente responsável e comprometido com as suas escolhas e ações, você estará no comando e empoderado.
Não irá mais depender de terceiros para as suas realizações. Isso é viver, é criar a sua realidade, criar a história linda que você contará aos herdeiros, com honra e orgulho.
Hora de conhecer o Processo Criativo
Em 1926, o psicólogo social inglês da London School of Economics, Graham Wallas, lançou uma teoria chamada a Arte do Pensamento, definindo, pela primeira vez, o processo criativo em quatro estágios:
Preparação |Incubação |Insight |Manifestação.
Trata-se de uma delicada e sedutora dança entre o trabalho consciente (aspecto mental – Self 1) e inconsciente (aspecto supra mental – Self 2) onde:
- As fases de preparação e manifestação são mentais;
- As fases de incubação e insight são supra mentais (quantum).
Preparação
Essa é a fase em que o “problema” é investigado em todas as suas variáveis e explorado ao máximo. É uma etapa totalmente consciente, em que o cérebro absorve toda a informação e a coloca nas “caixinhas” determinadas pela mente.
O importante aqui é fazer as perguntas corretas, e beber das melhores fontes, de forma a abrir as possibilidades.
Aqui você se prepara, amplia o repertório, estuda, lê, imerge, aprende, conecta, compartilha.
Incubação
A etapa seguinte é o “ócio criativo”, ou seja, você conscientemente tira a sua atenção da busca pela solução do problema, mas a sua mente ainda está procurando novas conexões, de forma inconsciente e involuntária, com base na preparação realizada anteriormente.
De forma prática você confia que fez uma boa preparação (faça mesmo o seu melhor) e se dá o direito de soltar, soltar a mente, soltar o ego, soltar o medo, relaxar, meditar, esvaziar a mente para que agora ela faça as conexões necessárias e lhe traga as ideias e soluções.
Oops…spoiler da próxima etapa.
Insight
Essa fase é a mais incrível e intrigante, o famoso “A-HA Moment”.
A iluminação criativa, chega chegando e quer ser notada.
A mente inconsciente fez um maravilhoso trabalho ao buscar conexões certeiras para a solução do seu problema, agora você precisa acessar essas soluções que estão codificadas e somente são liberadas quando você se escuta, escuta a sua intuição, é ali que está a criatividade, a ideia, a solução.
Se você não se ouvir, não acreditar em si e na sua ideia, todo o trabalho feito até agora valerá para nada, pois você não fará as ações necessárias para a manifestação.
Ops de novo…spoiler tá virando moda.
Manifestação
Essa é a fase que separa as crianças dos adultos.
É a fase da responsabilidade, ou seja, você já se preparou, já incubou, já recebeu a intuição certeira.
Agora serzinho criativo, você precisa TBC (tirar a bunda da cadeira) e colocar a sua ideia em prática e à prova, sem medo de errar, sem medo de ser feliz.
Parafraseando o Wallas, “as ideias demandam disciplina, vontade e, sobretudo, esforço, para se tornarem realidade”.
Você empoderado cria a sua realidade, pratique e aja.
Desenvolva o seu antifrágil, errar faz parte do aprendizado. Faça!
Forte abraço e até mais.
Daniela Silveira
Coach | Mentora | CoCriadora da Trilha do Ser