Olá Trilheira/o!
Vamos falar sobre Felicidade?
Você é feliz?
A pergunta é fácil, mas a resposta parece engasgar né. Isso precisa mudar e no post de hoje trouxemos um conteúdo super bacana que vai contribuir muito para que você nos diga: Sou feliz sim e muito feliz!
O livro – O jeito Harvard de ser feliz – foi escrito por Shawn Achor, estudioso da Psicologia Positiva e um dos responsáveis pela criação do curso Felicidade de Harvard.
Esse livro traz tanto conhecimento que vamos fazer três posts sobre ele aqui no BLOG, será a sequência lógica de aprendizado.
Importante destacar que as ideias de Shaw vão contra o padrão da psicologia tradicional que busca o porquê de as pessoas serem infelizes. Ele entende que devemos seguir o porquê as pessoas são felizes.
Ele diz:
“O padrão de manter foco no negativo permeia não apenas nossas pesquisas e instituições de ensino como também a nossa sociedade. Ligue o noticiário da TV, e a maior parte do tempo de transmissão é dedicada a acidentes, corrupção, assassinatos, abusos. Esse foco no negativo ilude nosso cérebro e o leva a acreditar”
Tudo na vida é uma questão de escolhas
Faz muito tempo que decidi não assistir mais programas de noticiários e ler o jornal, pois eu notava o quanto este simples ato baixava minha vibração e consequentemente impactava na minha imunidade.
– Mas daí você fica alienada a tudo o que acontece no Mundo?
Na verdade, não, eu escolho as notícias que despertam a minha curiosidade e me levam a ser melhor.
Até porque notícias ruins chegam tão rápido que eu não preciso procurar.
As pessoas propagam energias ruins o tempo todo e cada uma tem uma versão, o que reforça o senso de “fim de mundo”.
Quando vê está todo mundo paranoico, bloqueado e infeliz.
Pessoas infelizes ficam cegas, não conseguem ver oportunidades. Bloqueiam completamente o processo criativo.
Vejam essa citação do autor a qual é muito coerente e verdadeira: “O objeto ao qual dedicamos nosso tempo e focamos nossa energia mental pode de fato se transformar na nossa realidade.”
Lá no feed do Instagram já falamos sobre isso né? Campo vibracional, frequência energética e cocriação da realidade. Confere lá, mas só depois, #foco.
Quer ampliar o seu repertório sobre Felicidade, então continue a leitura.
Ao final de sua pesquisa o autor conseguiu identificar 7 padrões específicos, funcionais e comprovados de Sucesso e Realização.
Princípio 1 – Benefício da Felicidade
O Benefício da Felicidade – o cérebro positivo possui uma vantagem biológica em relação ao cérebro neutro ou negativo, então é preciso treinar o seu cérebro para as atitudes positivas e com isso melhorar a sua produtividade e desempenho.
Trazendo um exemplo para nossa realidade atual, simplesmente ignore qualquer pensamento de preocupação e medo.
Não pense como vai pagar as contas, pense o que você consegue fazer agora para minimizar os impactos dessas mudanças e faça tudo com muita positividade.
Pode parecer forçado, é um treinamento, insiste na mudança de mindset que eu te garanto que a criatividade vai brotar fertilmente.
Princípio 2 – Ponto de apoio e a alavanca
O ponto de apoio e a alavanca – A maneira como vivenciamos o mundo muda constantemente a partir da nossa atitude mental.
Para prosperar nesse mundo você precisa ajustar a atitude mental (seu ponto de apoio) de maneira a lhe empoderar (sua alavanca) para atingir a realização e o sucesso desejado.
Trazendo um exemplo para nossa realidade atual, fomos obrigados a ficar por casa, a trabalhar em home office, então aproveite esse momento e se olhe, se observe, alguns insights virão à tona.
Daqui um pouco você sente uma necessidade de autoconhecimento e esse momento de “calmaria” se torna um grande ponto de apoio para você se reinventar e ser a sua própria alavanca.
Princípio 3 – Efeito tetris
O efeito tetris – Quando o cérebro fica preso a um padrão que foca o estresse, a negatividade e o insucesso, nos condicionamos ao fracasso.
Olhem só o reforço da necessidade de treinar o seu cérebro para que identifique possibilidades, percebendo e aproveitando as oportunidades que encontramos pelo caminho.
Trazendo um exemplo para nossa realidade atual lembrem dos benefícios da felicidade e positividade, continue treinando o cérebro, não é hora de apoiar-se em dados de escassez e fracasso, segue exemplos e ideias para te alavancar para o teu sucesso.
Forte abraço, até a segunda parte!
Daniela Silveira
Coach | Mentora | CoCriadora da Trilha do Ser