A VIDA PEDE EQUILÍBRIO?

Em 2023, o tema do Movimento Janeiro Branco é A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

Janeiro branco

Será que isso é algo possível e viável para a maioria das pessoas?

Se não refletirmos sobre isso, em tese, sim! Todos podem e devem viver em equilíbrio. Mas será que na vida real é tranquilo ter equilíbrio na saúde, autocuidados, autoconhecimento, profissional, financeiro, social, espiritual e familiar?

Muito buscamos aqui na Trilha do Ser, tanto a Dani, quanto eu Lu, o tal equilíbrio e acabamos nos deparando com o desequilíbrio consciente. Afinal, é humanamente, quase impossível equilibrar todas essas áreas. O mais comum é priorizarmos algumas áreas, em detrimento de outras em determinados momentos. Isso não quer dizer que esquecemos as áreas que não foram priorizadas, elas estão no nosso radar e em breve terão a devida atenção. Por isso DESEQUILÍBRIO CONSCIENTE.

Mais recentemente, entendemos que não queremos a utopia do equilíbrio, mas a realidade da HARMONIA. Sim, viver em harmonia com o que conseguimos dar conta, sabendo e preferencialmente, tendo já um planejamento e data para as outras áreas serem atendidas.

A tática de se virar nos 30 e tentar dar conta de tudo, para provar aos outros a excelência e perfeição das redes sociais, onde a mulher é linda e fit, cuida da sua família e alimentação de todos. É excelente profissional, tem tempo para as amigas, um casamento maravilhoso e se cuida, faz voluntariado… e isso tudo, sem descer do salto! (Ufa, cansei só de escrever). Pois é… ela é só para as redes sociais, mídia… O palco que todos veem.

Mas e as mazelas dos bastidores? Da vida real, onde para compensar a vida social, acaba tendo crises de bulimia, para manter a forma. E quando está com as amigas, ao invés de curtir e estar presente, fica resolvendo os problemas da casa do trabalho pelo celular. Os filhos são cuidados e criados pela babá e não consegue dar nem 30 minutos de qualidade do seu dia para estar de verdade com eles e vê-los crescer… Enfim, aqui algumas ilustrações caricatas de vida real, que vemos e ouvimos em nossos convívios.

É muito mais justo conosco, aceitar a nossa humanidade e vulnerabilidade, para então poder lidar melhor com nossas incongruências e aprender com tudo isso. Somos luz e sombra, bem a mal… Reconhecer e trabalhar a sombra e a vulnerabilidade, podem servir da alavanca para externar a nossa verdadeira essência e poder. Refletindo na vida pessoal, profissional e social. Interessante também aceitar uma rede de apoio (mesmo que tenha que ouvir o que não gosta por vezes) e dividir as tarefas e compromissos.

Sim, isso é possível. Toda essa transformação e consciência é conquistada com autoconhecimento. Um olhar carinhoso, com honra e respeito para dentro de si, de onde vem as respostas que nos fazem crescer e evoluir.

Reflita sobre isso. Estamos iniciando um novo ano, com infinitas possibilidade e você pode se conhecer e resgatar a sua verdadeira essência. Nós da Trilha do Ser, podemos te guiar nessa linda caminhada. Afinal, a vida pede HARMONIA, para ser leve e feliz. Sua saúde mental importa, não somente no janeiro branco, mas em todos os dias do ano.

Falamos sobre isso também no nosso Instagram, assista o Reels.

Um forte abraço.

Dani e Lu.

error: Content is protected !!